© 2018 por Sítio da Janaguba. Criado com Wix.com

Cursos

No Sítio da Janaguba, alguns cursos são realizados em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Ceará - IPC. Confira abaixo os Cursos que atualmente estamos oferecendo.

Cursos no Sítio da Janaguba

Curso de Introdução à Implantação e Manejo de Agrofloresta

Aprenda na teoria e na prática como criar uma floresta de alimentos sob medida. Na Agrofloresta Sucessional, que também está sendo divulgada como Agricultura Sintrópica, frutas tropicais tradicionais como banana, mamão, abacate, jaca, tamarindo, ata, entre outras, são plantadas como em uma floresta natural, aliando a produção de alimentos com os processo da natureza. Menos pragas, menos doenças, menores custos, total ausência de agroquímicos e produção abundante e saudável de alimentos.
 

Confira abaixo o vídeo do Programa Pense Verde, veiculado pela TV Diário em parceria com a TV Unifor, sobre o Curso de Agrofloresta, e confira Aqui as fotos de edições anteriores do curso. 

O curso tem carga horária de 16 horas, ocorrendo duas vezes por ano, na época de podas da Agrofloresta do Sítio da Janaguba. Sempre é realizado ao longo de um final de semana de Lua minguante. Confira quando será a próxima edição do Curso em nossa Agenda.

Instrutor

                                 Mario Fraga – Engenheiro Agrônomo, formado pela ESALQ/USP, Mestre em Ecologia pela

                                 UNB e Especialista em Avaliação Ambiental de Projetos pela UFC. Ainda na fase de graduação

                                 começa a desenvolver atividades de implantação de Sistemas Agroflorestais com base nos

                                 ensinamentos de Ernst Götsch, com o qual conviveu por cerca de três meses durante estágio na

                                 fazenda Três Colinas, em Piraí do Nortet/BA. Nos últimos anos, vem se dedicando também à

                                 Implantação de Sistema Permacultural, sobretudo depois do PDC pela Tagari Farm, em

                                 Melbourne/Austrália, onde foi aluno de Bill Mollison e Geoff Lawton, em 2009.

 

Curso de Design em Permacultura

Permaculture Design Course - PDC

O PDC (do inglês Permaculture Design Course) consiste atualmente no principal meio de difusão da permacultura no mundo. O curso é constituído por um currículo padrão de 72 horas, concebido pelo Instituto de Permacultura da Austrália, e baseado no conteúdo do livro PERMACULTURE: A Designer’s Manual, de autoria de Bill Mollison, ainda sem tradução para o português.

O Instituto de Permacultura do Ceará – IPC vem atuando desde 2010 na realização de PDCs, tendo formado centenas de permacultoras e permacultores. Ao longo dessa trajetória, vem acumulando expertise na realização do curso, buscando sempre seu aperfeiçoamento, sua adequação à realidade local, sem perder, contudo, a fidelidade ao currículo original. Para tanto, o IPC conta com instrutores com formação na Austrália (em PDC ministrado por Bill Mollison e Geoff Lawton), bem como na ecovila Findhorn, Escócia-UK, no IPEMA, IPEC e o no próprio IPC.

 

As aulas teóricas e oficinas são ministradas nas unidades demonstrativas do IPC, sendo uma delas o Sítio da Janaguba, onde os participantes podem visualizar sistemas permaculturais em pleno funcionamento, facilitando assim os processos de aprendizagem e inspiração. O formato modular do curso permite a participação de pessoas sem disponibilidade durante a semana, além de permitir um maior tempo para o aprofundamento e a assimilação dos conhecimentos.

O Curso é modular, sendo realizado em quatro módulos, sempre em finais de semana alternados, ao longo de dois meses. Confira quando será a próxima edição do PDC do IPC em nossa Agenda. As inscrições para os cursos são feitas pelo site do Instituto.