© 2018 por Sítio da Janaguba. Criado com Wix.com

Histórico

Foi num domingo de mutirão para implantar uma horta de pneus no Sítio Floresta, no início de 2009, que o Sítio Janaguba passou a habitar os sonhos da Família Fraga Brasil, a partir da informação de que o terreno em frente ao sítio Floresta estava à venda.

Depois de muitas idas e vindas ao loteamento River Park para a efetivação da compra do terreno, finalmente, esse sonho tornou-se realidade com a aquisição da terra em 2010, um conjunto de lotes que somam 3,5 mil metros quadrados, a construção da casa no início de 2011 e a mudança para o sítio em junho do mesmo ano.

Assim, saímos do centro urbano para uma maior integração com a natureza, plantando e colhendo sonhos de uma vida melhor.

Morar no Sítio da Janaguba nos primeiros anos foi um desafio e tanto, pois no terreno não havia nada além de um solo arenoso e pobre em nutrientes e alguns pés de caju, manga, coqueiros e janagubas, como pode ser conferido em algumas fotos abaixo.

Em 2018 completamos sete anos e muita coisa mudou. Fizemos o design permacultural do sítio, implantamos composteiras, minhocário, galinhorta, laguinho, círculo de bananeiras com chuveiros, sanitário compostável e uma Agrofloresta. Ao longo desse processo o sítio tem sido palco para uma série de cursos e oficinas relacionadas a um modo de vida mais sustentável, seguindo-se a ética e os princípios da Permacultura, realizados em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Ceará - IPC.

Sede do Sítio em 2012, antes da implantação da Agrofloresta

Sede do Sítio após a implantação da Agrofloresta, em 2014

Terreno do Sítio em 2009, quando foi adquirido

Janaguba, árvore nativa que deu nome ao sítio

Vista parcial do SAF

Alguns produtos da primeira colheita do SAF, em 2014

Construção Natural, feita com super adobe e pintado com tinta natural feita com terra

Entradas do Sítio da Janaguba e vista para o lago com chinampas